sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Games Clássicos

Dragon Crystal é um jogo dificil pra k7 e aqui vai o pós e contra desse clássico:

Dragon Crystal é um dos poucos RPG´s para o Master System desenvolvido pela Sega, onde você deve sobreviver em um calabouço com 30 andares (o mais longe que cheguei foi ao 26°), sem poder salvar o jogo em momento algum. Cada vez que o jogo é iniciado, o labirinto do calabouço muda, então não existe nenhuma forma de decorar o caminho até o fim do jogo (como em Diablo). O objetivo de cada andar é achar a entrada do próximo andar. O jogo possui um sistema de "neblina", que te obriga a explorar tudo pra saber onde está indo, no mesmo estilo de muitos jogos de estratégia em tempo real, como Starcraft, Age of Empires, etc. Depois que a parte do mapa coberta com a neblina é revelada, você pode ver tudo que se passa lá permanentemente.

Um ponto interessante do jogo é que você precisa comer. Depois de um certo número de passos no labirinto, é consumido um ponto de comida, de um máximo de 99 pontos. Quando a comida acaba, sua vida vai sendo drenada lentamente, até o fim. Não é algo que atrapalha o jogo, pois existe comida suficiente espalhada pelo labirinto, mas vai te obrigar a calcular bem seus passos e não ficar zanzando por ai sem rumo.
nada como comer um pão sem manteiga depois da batalha

Os gráficos são bem simples, e design dos andares se repete bastante, cansando um pouco a visão depois de algum tempo.

Os inimigos do jogo são os padrões de RPG: melecas verdes, escorpiões, magos, monstros bizarros, olhos flutuantes, etc...para lutar, basta segurar o direcional na direção do inimigo que deseja atacar. A batalha se desenvolve por turnos, assim como o jogo todo (cada passo que se dá no labirinto conta como um turno), mas apesar disso é tudo muito dinâmico e dificilmente você ficará entendiado com as batalhas.

Os principais pontos negativos do jogo são a variedade (andares e inimigos repetitivos), a música (até que os temas musicais são bacanas, mas são muito poucos e se repetem, e repetem, e repetem...em vários momentos joguei com a TV no MUTE pois não aguentava mais) e os controles (botão 1 chama e some com o inventário, e botão 2 pega itens no chão ou abre portas, e o botão Pause no console não faz absolutamente nada). Os direcionais são um pouco duros para movimentar o personagem...e pra falar a verdade, a maioria dos jogos no Master System IMPLORAM por um terceiro botão no controle...na minha opinião essa é a grande falha do Master, algo que a Sega deveria ter pensado antes, pois seu concorrente da época, o NES, possuia mais dois botões, o Select e o Start.


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